domingo, 26 de outubro de 2014

Entrevista - Fora Parte (PA)

Fora Parte no Moedor Fest II/ 2014 foto: Lucas Monte


ANARCOLITICO:  Quem é a Fora Parte e como surgiu?

Felipe Martins:  Eu sou o felipe!

Raiony: Eu sou Raiony, batera da banda!

Felipe: Eu formei a banda junto com o Vitor, nosso antigo baixista, em 2009, inicialmente era um Power trio. Eu,  Raiony e o Vitor, só que tivemos a necessidade de mais um vocal na banda, mesmo porque eu não gostava muito de ser vocalista, eu ficava muito parado então decidimos chamar o Alan, que ia em todos os ensaios, sabia todas as musicas, e tava muito afim de entrar na banda. Ele entrou e desde ai estamos com essa formação, o Vitor teve de sair recentemente e no momento estamos novamente como um trio, sem baixista.

ANARCOLITICO: Vocês pretendem encontrar um novo baixista?

Felipe: Pretendemos,  mas  se não aparecer nenhum, vamos continuar assim, mesmo! Porque priorizamos muito  a amizade dentro da banda. São muitos anos de amizade e banda e o cara saiu assim... Se for pra colocar alguém que não dê certo, é melhor só nos três.



ANARCOLITICO: Sobre demos e discos. Vocês já lançaram algum material nesses anos de banda?


Felipe: Em 2010, gravamos  uma demo que se chama: "Rataria, Com Açai e Farinha"(2010),  que trouxemos para divulgar aqui no evento(Moedor Fest II). Foi gravado de uma maneira muito tosca (risos).

Raiony: Gravamos um ensaio para ouvir como ficava o som da banda e ficou melhor do que a gente imaginava!

Felipe: ficou bacana e decidimos divulgar assim mesmo e recentemente gravamos material novo que se chama "Sem Fé, Sem Lei, Sem Rei". Gravamos no final do ano passado e inicio desse ano, ainda não temos previsão para o lançamento, estamos vendo ainda... mas já tem no BandCamp da Fora Parte algumas musicas para ouvir. Pretendemos lançar em formato disco/cd. Só falta finalizar a parte de arte, já tem selo e tudo, mas falta a arte que era o nosso antigo baixista que tava fazendo...


Atual Formação da banda: Raiony, Felipe e Alan      foto: divulgação

ANARCOLITICO: Qual os temas mais comuns abordados nas letras da Fora Parte ou que vocês mais gostam?

Felipe: Nós fomos muito por fase, pois começamos quando éramos adolescentes, tínhamos uma fase meio rebelde, aquele lance de adolescência, então, fazíamos uma letra meio politizada, como "Ana Júlia" que falávamos sobre a antiga governadora de Belém ou uma mais zuera como "Ratariacore" que fala da galera que bebia e andava de skate com a gente, enfim! Fomos crescendo, amadurencendo e hoje em dia fazemos musicas  mais reflexivas. A respeito do cotidiano, do nosso ser, como agimos no dia-dia , nem criticando, mas nem sendo imparcial.

Raiony: Sempre rola um sarcasmo! (risos)

Felipe: A nossa opinião, com um tom sarcástico, nunca deixamos deixamos isso de lado, a irônia! Enfim, como a musica " Tudo tem seu preço" que fala das coisas que é impostas pra nós e tudo tem um preço, que a gente vai ter de pagar, tudo que a gente faz, do jeito que a gente se portar, tudo tem um preço e seremos julgados por alguma coisa, sempre,! Nessa letra diz que não devemos nos importar com isso, mas ser nós mesmos e foda-se! E também tem a "Faça Por Você", que diz para fazermos o que der na telha e foda-se o que os outros pensam! Se é bom para você , você tem de continuar fazendo o que te faz bem. Tem a Musica "Ratariacore" que a galera sempre gosta de cantar e que é uma letra super aleatória! A galera da banda tava porre e fizemos e tal,  não fala sobre nada! Foi sem querer.

Raiony: Não fala sobre nada, mas a galera gosta!




ANARCOLITICO: Como é a cena que vocês fazem parte e como é aceitação da banda no meio?

Felipe: No inicio, bemm no inicio como é normal com qualquer banda a gente não era tão visível,
começamos a tocar direto, em qualquer evento, com qualquer ouvinte(público), com quem fosse em qualquer lugar. Justamente, porque  nós aceitavamos qualquer lugar, qualquer banda, não tínhamos dessa de: aaaahh a gente é Hardcore, mas a gente não toca com banda de rockzinho."

ANARCOLITICO: Então vocês não tinham preconceito com outras tribos?! Já houve algum preconceito com vocês, como banda?

Felipe: No inicio chegou a rolar um pouco, mas depois começamos a ter mais visibilidade, então começamos a ter uma espécie de  respeito entre aspas, então, hoje em dia  a galera já nos conhece e não rola mais isso. Galera sempre vai nos eventos que tocamos, sempre cantam as musicas, compram os merchs, enfim, fomos ganhando nosso lugar, porque nunca tivemos preconceito, tocávamos em qualquer lugar, falamos com todo mundo e nunca tivemos isso de: “ahhh tu é do metal eu não falo contigo porque sou do hardcore, corta aqui "(risos). Somos amigos de todo mundo, mesmo! Já tocamos com bandas de Black Metal, Thrash Metal, Pop Punk, tocamos com tudo, até hoje é assim, tanto que  diante dos nossos shows dá uma  galera totalmente aleatória, porque fizemos muitas amizades! E, é bom para todas as bandas fazerem isso! Não se privar só no meio do seu estilo musical.


ANARCOLITICO: Vocês já tocaram em outros locais fora de Belém, além de Macapá, fora da cena de vocês?

Felipe: Bom,  saindo de Belém já tocamos no interior do estado, em Cametá,  Mosqueiros, Icoraci e   região metropolitana em geral, mas fora do estado é a primeira vez!

Raiony: Queríamos vim aqui já faz muito tempo, porém nunca dava certo.

Felipe: Sempre quis vim aqui, mas sempre acontecia algum imprevisto, mas finalmente deu tudo certo, o primeiro show foi hoje no Moedor e queríamos tocar no Liberdade ao Rock, mas acabou não rolando,  no Domingo tocamos na casa Fora do Eixo, com a Mental Caos, Hammer e  a Esgoto Surfers que está em turnêr junto com a gente.

ANARCOLITICO: Qual a visão de vocês pós show do Moedor? Como foi?

Felipe: Eu gostei e sinceramente  não esperava  que viesse tanta gente, eu esperava que viesse pouca gente,  não estava criando expectativa nenhuma, pra depois ficar: "porra não veio ninguém"

Raiony: Me surpreendi com os moleques cantando tudo lá!

Felipe: Justamente, eu não imaginava que a galera sabia nossas musicas e tal, não esperava mesmo! Foi do caralho!!!  Deu pra lavar a alma!


Galera Cantando junto!!  
ANARCOLITICO: Finalizando, deixem um recado ao publico que veio prestigiar o evento e planos futuros da Fora Parte.

Raiony: Só tenho a agradecer!

Felipe: Agradecemos pela força e a todo mundo que veio, comprou  o material e também deixamos um recado  para a galera nunca desistir, independente de qualquer desafio, se fulando saiu da banda ou achar que não dá mais. Tem de continar cara, se você tem um objetivo, por mais que seja um objetivo  futil para alguns tem de continuar a tocar e fazer o que você gosta, mesmo se a galera dizer que é ruim e tal o que importa é que tu goste do som que você faz! Futuramente queremos lançar  o CD e continuar em turnêr. Acho que Belém já saturou um pouco, queremos tocar mais e esperamos voltar muitas vezes aqui em Macapá!






 Blog agradece a banda Fora Parte por ceder seu tempo que foi corrido e mesmo assim foram muito educados e receptivos para essa entrevista. E espero que voltem logo as terras amapaense! Se liguem no BandCamp e baixem o som dos caras! o//