segunda-feira, 30 de maio de 2016

Opinião: A Violência Contra Mulher e o Feminismo








Hoje bem cedo, acordei e fui ver tv, e o tempo de 30 minutos que passei na frente da tv mostrou dois casos de violência à mulher: o primeiro foi caso da menina que sofreu abuso sexual por mais de 30 caras e depois de uma moça que foi joga de uma altura de 10 metros, apos sofrer agressão do namorado. 

Todos os dias se você assiste jornal é sempre a mesma chamada: agressão/morte/violência de alguma mulher. Pare um momento do seu dia, ou nem é preciso tanto pra ver esses casos. Um telejornal que mostra isso diariamente é o cidade alerta, assiste pra ver o numero de casos passionais.

Fiquei meio sentida vendo sobre esses casos e vim olhar a internet e aqui as coisas não mudaram muito em termo de ataque e agressão a mulher. 




Muito se tem falando do caso da agressão sofrida pela atriz, Amber Heard. Que foi agredida (poderia ser supostamente, mas existem provas e denuncia o que já entrega a culpa do acusado) Que mesmo com toda a situação exposta, precisa de mais que marcas de agressão, a super exposição e a denuncia para as pessoas acreditem nela. Mesmo uma atriz bem sucedida e promissora como ela sofre esse tipo de coisa.

De um lado ela e as provas e do outro apenas o silêncio do acusado, Johnny Depp e pessoas do meio familiar defendendo ele. Como se todos os agressores também não fosse bons pais, filhos e irmãos... 

De um lado as provas e registros da agressão e do outro apenas uma longa carreira e fãs de um ator.

 Percebemos que o fanatismo chega a cegar e que as pessoas confundem personagem e o ser humano real. Por que a mulher sempre tem de provar ate o ultimo momento que tá com a verdade e ele só precisa de fãs e a carreira dele e nada mais pra ser inocente? 

Por outro lado, acompanhando o outro caso da menina e os 30 caras, vi nas noticias que mesmo com provas gravadas, ainda assim o delegado acha que a culpa é dela. 



Por mais que a menina tenha envolvimento com drogas ou com o crime, nada justifica tamanha barbárie. E o caso dela serve para ilustrar vários tipos de violências que acontecem todos os dias com outras vitimas anônimas que não tem tanta visibilidade. Dá pra compreender o porque esse caso merece visibilidade e solução, o porque é necessário discutir violência contra a mulher? O porquê é necessário desconstruir o machismo?

 Machismo mata todo dia! Esse caso não é mais e nem menos importante que outros, ele apenas ilustras outra vários casos diários de abuso e violência. Talvez isso não entre muito na cabeça de algumas pessoas que acham que pela midia ta focando só esse caso, só esse é importante. 

E para piorar tudo, vendo a entrevista dessa moça é ver que nem a própria vitima acredita em justiça ou na solução do caso. Eu sempre defendi e estudei as ideias feministas, mas nunca em toda minha vida me senti na obrigação de usar esse termo ao me definir em uma conversa com alguém e me posicionar de fato como Feminista. mas a cada dia eu vejo a importância que o feminismo se faz na minha vida e na vida de tantas pessoas que não se calam e reclamam seja sendo contra aqueles post idiotas que sempre tem nas redes sociais ou em sites que tentam isentar os culpados. Mulheres que postam texto que nos dão a  visibilidade do problema e mostram soluções ou melhoras do problema.




Por que sempre a mulher leva a culpa? Eu acredito que esses casos servem para que nós tenhamos mais união e força dentro de um movimento de ideias feministas ou de genero, para que novas mulheres venham somar e procurar entender ao invés de se posicionar contra o que nem conhecem de fato! Se você nasce mulher, você já é feminista... é estranho você não lutar pelos seus próprios direitos e sua sobrevivência. Eu só espero que estes casos abram os olhos das pessoas.

Eu precisei escrever esse texto pra tirar esse peso de reflexão desse dia. Eu acredito que tudo que eu aprendi e estudei, os anos de grupo de estudos, leituras, rodas de conversas serviram pra alguma coisa e vão servir ainda mais na minha vida e de pessoas que convivem comigo. Eu acredito que as próximas gerações terão um lugar melhor pra viverem, assim como muito se melhorou desde que feminismo começou a ser discutido e começou a haver a desconstrução do machismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário